Bom, hoje vamos falar sobre os fatos históricos do imperialismo americano, onde o qual muitos condenam mais poucos entendem, e sabem como os Estados Unidos chegou a esse ponto. Não podemos negar que seu poder bélico e financeiro são uns dos motivos, mais o principal motivo se da pela conquista e imposição de sua cultura, onde na historia existem vários exemplos que para conquistar um determinado pais, região ou povo, tem que impor sua cultura, valores etc... Como aconteceu no Brasil. Para os portugueses dominarem os índios, precisaram impor sua cultura, sua religião, catequizando os índios, mostraram suas tecnologias, além de claro, mostrar sua força bélica.
Ai você pode compreender como os Estados Unidos conquistou o mundo, ou quase todo o mundo, inclusive o Brasil. olha só, hoje estou escrevendo um blog, em um notebook da HP, para postar na net, isso não é coisa brasileira não, blog, notebook, HP e internet, essas coisas são americanas, e nós não conseguimos ficar sem, estamos dependendo disso, eles não nos conquistou apenas pela tecnologia, nos conquistou pela sua cultura, sua gastronomia etc... Quem nunca comeu no Mc Donald's? quem nunca assistiu um super filme americano e achou aquele filme o melhor de todos? quem não escuta musica americana? Acho que, se alguém deu resposta negativa a toda essas perguntas esta mentindo, ou não vive nesse planeta.
Mais ai você me diz, como eles conseguiram fazer tudo isso, impor sua cultura e fazer com que todos se sujeitem a eles? Bom, para responder essa pergunta teremos que andar mais pela historia, e entendermos que estas conquistas sempre tiveram, e antes dos EUA, outros países dominaram toda uma geração, por vários motivos, já tivemos Roma, por exemplo, que por vários anos dominaram todo o mundo conhecido, impuseram sua cultura, isso se refletiu em vários países da Europa, que até hoje tem sua arquitetura inspirada pelos romanos, mas os romanos impuseram seu domínio pela força, através de guerras sangrentas com vários povos. Mais tarde teremos uma época onde a Inglaterra dominou toda uma geração, devido ao seu processo de colonização, descobriu e conquistou vários territórios, esse reflexo, vemos ate hoje, com sua língua por exemplo, que é a mais falada do mundo, e um outro motivo que levou a Inglaterra a super potência e ter dominado toda uma geração, foi seu processo de industrialização, a Inglaterra foi a pioneira nesse processo, fazendo com que ela assumi se um papel de destaque no mundo, seus produtos de melhor qualidade, muito mais baratos devido ao aumento na escala de produção, e que também possibilitou um aumento de mercado, pois poderia vender para mais mercados, devido a esse aumento também, isso fez com que a Inglaterra se transformasse em uma mega potência econômica e industrial, revolucionando assim toda uma forma de se produzir, que ate hoje é feita, hoje nada é produzido sem a industria, praticamente.
Outro exemplo de conquista, foi a da igreja, o clero por vários séculos dominaram toda uma sociedade, uma cultura, impuseram suas ideologias, dominaram reinos, pois por vários períodos, os reis eram submetidos a igreja, onde a igreja participava de guerras, conquistas, e obtiveram muitas riquezas através disso, e a igreja também conquistou através da força, propôs perseguições, queimaram pessoas na fogueira, e dominaram todo um período, e até hoje tem uma grande força em cultura e poder através da religião, mais nada comparado como antigamente.
Agora vamos falar sobre a maior conquista de todas, que impera até hoje, e imperará por mais vários anos, que é o capitalismo, e ele se deu também através da historia, voltaremos no período em que a igreja detinha o poder, a igreja era contra toda e qualquer tipo de acumulo, onde só poderiam acumular a igreja e o rei, mais ai se vem uma revolta protestante, onde pessoas se revoltam contra a conduta da igreja, e propõem uma nova ideologia, pregando a justiça, os direito das pessoas a adquirirem coisas, dando valor ao trabalho, e descriminalizando o acumulo, essa revolta teve a ajuda da burguesia da época, e de até alguns reis, que cansados da intervenção da igreja resolveram apoiar essa nova manifestação, que abriu o caminho para esse sistema, onde visam-se o acumulo, lógico que houve outros fatos para que o capitalismo se constituísse, mais esse fato é importante, ele se deu, através do declínio de um outro sistema que antes imperava, isso exemplifica todos os outros processos de conquistas, onde nunca dois imperavam ao mesmo tempo.
Os Estados Unidos se beneficiou com todo esse processo, onde devido a perseguição da igreja aos protestantes, fez com que os protestantes viessem para a America e lá habitaram, e povoaram, com a visão de acumular, produzir e expandir para o oeste, cresceram em todos os sentidos, encontrando no capitalismo uma boa maneira de crescer e conquistar, junto com a cultura inglesa de que eles eram originados, fazendo com que herdassem tecnologia, conhecimento bélico e náutico, propiciando um ambiente favorável ao crescimento norte americano, além da independência que conseguiram, despertado um nacionalismo extremo, fazendo com que mais tarde, se tornassem uma mega potência, como conhecemos hoje. Lógico que existiram outros fatores, como a segunda Guerra mundial, que confirmou a hegemonia americana, através do seu poder bélico e pelo seu plano Marshall, fazendo com que grande parte da Europa tivesse uma divida com os EUA, fortalecendo ainda mais os Estados Unidos e o dólar, e outros vários acontecimentos e articulações políticas que constituíram os EUA como a grande potencia do século.
Há 14 anos
Mario, cuidado com o português, rs.
ResponderExcluirO texto está muito legal, mas não cumpriu o objetivo de fazer entender o imperialismo norte-americano. Falta muita coisa.
Abraço cara!
Então luis, existem livros gigantescos falando sobre isso, ha varias teorias, estudos e tudo mais explicando sobre o imperialismo norte americano, mais no blog, foi feito uma abordagem extremamente simples, compactada, e no ponto de vista historico e sem seguir uma cronologia certinha, o objetivo deste blog é dar algumas informações, e me treinar em por no "papel" as minhas ideias, mais é uma abordagem pessoal, que pode servi de ferramenta para alguma pesquisa de alguem, e eu utilizo linguagem informal, bem "blog" mesmo. Mas legal cara, que você ler e comenta, fico feliz por isso.
ResponderExcluirabraços!!!
Entendi!
ResponderExcluirLegal a iniciativa. Só vou apontar umas palavras-chave q ao meu ver não poderiam faltar num texto sobre o imperialismo norte-americano:
Mito da fronteira
J. Monroe
Crise de 1873
Corolário Roosevelt
Breton Woods
Doutrina Truman
Além de algumas coisas que vc citou, e talvez alguns detalhes a mais, isso tudo bem por cima.
Até mais! Continue assim.
abraço.
Ah é,
ResponderExcluiresqueci da crise de '29 ali entre o roosevelt e Breton woods.
Flw!
Nossa mário bem legal esse seu texto, com uma linguagem bem informal, facil de entender ^^); obtive muitas informações , só absorvi conhecimento né rs' Obrigada pela sua iniciativa :D
ResponderExcluir